Premier League – Liverpool vs Crystal Palace (1-0)


O jogo do Liverpool contra o Crystal Palace, foi um jogo a contar para a segunda jornada da Premier League. O jogo ficou 1-0 para o Liverpool e o golo foi marcado por Mané.

As ausências do Liverpool foram Lallana, Coutinho e Clyne por lesão, em relação ao Crystal Palace não foi a jogo Sako e Zaha, também por lesão.

O jogo aconteceu em Anfield, a casa do Liverpool.

O Liverpool entrou em campo com o esquema táctico de 4x3x3, enquanto o Crystal Palace entrou com um esquema táctico mais defensivo de 3x4x2x1.

Com o passar do tempo, era visível que quando o Crystal Palce defendia esse esquema táctico era alterado para um 5x3x2, ficando constituído por uma linha de cinco defesas. Essa linha defensiva era constituída por três centrais e pelos dois laterais.

A linha de três jogadores era constituída pelos médios Milivojevic, Puncheon e Loftus – Cheek. Loftus – Cheek ao juntar-se aos outros dois médios, ficava mais um jogador no corredor central, não permitindo ao Liverpool criar oportunidades pelo meio, obrigando assim a usarem os corredores laterais.

Benteke e Tonwsend eram a primeira linha defensiva do Crystal Palace, sendo principalmente Benteke o primeiro a pressionar o jogador que tinha a bola, não permitindo uma saída com critério por parte do Liverpool.

Raramente aconteceu isso, mas quando o Liverpool defendia o seu esquema táctico transformava-se num 4x2x3x1.

As únicas oportunidades criadas pelo Crystal Palace eram por contra – ataques ou por bolas paradas, sendo que nas bolas paradas, o perigo era criado através de jogadores como Benteke e Tomkins.

O Liverpool na primeira parte teve muita dificuldade em criar oportunidades de golo, como também em sair a jogar, devido a isso, teve de ser Milner e Henderson a vir buscar jogo de modo a iniciarem o processo ofensivo.

Por vezes, era Firmino que aparecia em zonas mais recuadas no terreno, para vir buscar a bola, uma vez que com isso abria linhas de passe como também destabilizava as marcações da equipa do Crystal Palace.

Devido ao Crystal Palace ter vindo defender Benteke estava sempre desapoiado, sendo que o único que o ajudava na frente era Townsend. Loftus – Cheek devido a ter de integrar a linha defensiva com Puncheon e Milivojevic, quando o Crystal Palace saía em contra – ataque não conseguia acompanhar benteke e Townsend no processo ofensivo.

O jogo do Liverpool era sempre pela esquerda, principalmente pelo lateral esquerdo Robertson, que conseguia subir no terreno e com isso dar profundidade ao jogo do Liverpool. Muitas vezes era apoiado por Firmino e Milner, dessa forma permitia a sua desmarcação na linha e a realização de cruzamentos para a área do Crystal Palace.

O Liverpool mesmo não conseguindo criar grandes oportunidades de golo, foi sempre superior ao Crystal Palace.

As substituições realizadas por Klopp, treinador da equipa do Liverpool, permitiram uma maior organização e com isso um maior critério na fase ofensiva, através da entrada de Salah e de Solanke.

Aos 72 minutos aconteceu o golo do Liverpool por Mané. O golo surgiu a partir de dois erros por parte da equipa do Crystal Palace, primeiro por Milivojevic que não aliviou a bola permitindo a recuperação por parte de um jogador do Liverpool, e depois foi Ward que não acompanhou Mané, uma vez que estava a marca-lo no início da jogada, deixando ele isolar-se, e com isso marcar o único golo da partida.

Após o golo, Boer treinador do Crystal Palace, optou por fazer substituições. Retirou do jogo Milivojevic e colocou Kaikai, passando para um esquema táctico de 3x3x3x1. Dessa forma, Loftus – Cheek passou para o meio, Townsend para a direita e Kaikai para a esquerda.

 Mas com o passar do tempo, Boer percebeu que a equipa não estava estável naquele esquema táctico e voltou a mexer na equipa.

Retirou do jogo Van Aanholt e colocou Schlupp, um lateral esquerdo. Permitiu assim à equipa passar para um 4x1x3x2, ficando mais estável defensivamente, e não se expondo tanto quando criava processos ofensivos.

Mesmo tendo saído derrotado o Crystal Palace fez uma boa exibição. Gostei, particularmente da exibição de Milivojevic e de Loftus – Cheek. Em relação ao Liverpool, também fez um bom jogo, tendo sido devido principalmente a Robertson e a Firmino.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Look do dia

Treinador do mês de Maio – José Mourinho

Campeonato do Mundo de Juniores