Antevisão do Tour of the Alps

Entre o dia 17 e 21 de Abril irá decorrer o Tour of the Alps, prova que anteriormente se denominava Giro del Trentino.

Esta prova caracteriza-se especialmente por ser composta por etapas muito montanhosas e com condições meteorológicas desfavoráveis aos ciclistas.

O tour of the Alps pertence ao calendário europeu, e tem 2.HC de categoria. Mesmo sendo uma prova do calendário europeu, algumas equipas do World Tour marcam regularmente presença, de modo a prepararem o Giro d’Italia.

O Tour of the Alps é uma prova composta por cinco etapas em linha, tendo todas as etapas contagens de montanha. Tendo muitas contagens de montanha, esta é uma boa prova para saber como está a condição de alguns ciclistas que irão disputar o Giro.

O recordista de vitória na geral individual é Damiano Cunego, sendo a sua última vitória nesta prova em 2007.

O vencedor da edição passada foi Mikel Landa, que este ano vai estar novamente presente para defender o seu título como também para preparar o Giro. Mikel Landa se vencer a classificação geral individual pode ficar apenas a uma vitória de alcançar o recorde de Damiano Cunego, que também irá estar presente.

Damiano Cunego não vai ser o líder da equipa Nippo – Vini Fantini, sendo que o seu papel será ajudar Nicola Bagioli. Nicola Bagioli é um ciclista muito novo de apenas 22 anos, sendo que poderá acontecer que se Nicola Bagioli não conseguir seguir com os outros líderes, a liderança da equipa passe para Damiano Cunego.

Esta edição do Tour of the Alps vai contar com José Mendes, o único português em prova.
Vai ser uma prova importante para os ciclistas que irão estar presente no Giro, como Moreno Moser, Pinot, Mikel Landa, Pierre Rolland e Pozzovivo. Esta prova irá ser repleta de subidas complicadas que irão colocar à mostra a debilidade de muitos líderes como também a sua forma física para o Giro que irá começar a 5 de Maio.

A meu ver, vai ser uma prova importante para dois ciclistas, Pierre Rolland e Pozzovivo, de modo a saber se são capazes de fazer frente aos outros líderes. Se conseguirem mostrar boas condições físicas podem ter a possibilidade de liderarem as suas equipas no Giro.

Pessoalmente, estou ansioso por ver as prestações de Nicola Bagioli, Egan Bernal, Pascal Ackerman, Simone Andreetta e Julen Amezqueta, devido a serem ciclistas muito novos que vão ter a oportunidade de serem chefes de fila. Para alguns deles será uma excelente oportunidade de mostrarem as suas capacidades.
Nesta edição também vai estar presente a selecção italiana, que irá contar com Rinaldo Nocentini, ciclista da equipa do Sporting Clube de Portugal – Tavira.

No meu ponto de vista os possíveis candidatos à vitória da geral individual da prova serão Mikel Landa, Pinot e Tanel Kangert.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Look do dia

Treinador do mês de Maio – José Mourinho

Campeonato do Mundo de Juniores