Resultado da 20ª etapa da Volta a Espanha – La Vuelta

A etapa de hoje (20ª etapa) ligou Corvera de Asturias ao Alto de L’Angliru, numa extensão de 117,5 quilómetros.

A etapa contou com três contagens de montanha, a primeira contagem ao quiómetro 79,5, o Alto de la Cobertoria (primeira categoria), a segunda contagem do dia ao quilómetro 96,4, o Alto del Cordal (primeira categoria), e a terceira contagem do dia coincidiu com a meta, o Alto de L’Angliru (Contagem especial).

O Angliru é uma contagem de categoria especial de 12,5 quilómetros com uma inclinação média de 9,8%. É uma subida muito complicada que nos doze quilómetros de subida tem apenas duas zonas de descanso, sendo a primeira ao quilómetro cinco e a segunda zona de descanso acontece no último quilómetro. Mesmo tendo uma inclinação média de 9,8%, existem zonas onde a inclinação chega aos 24% de inclinação. A dificuldade do Angliru não está apenas na extensão da subida e nas rampas, como também está na altitude a que os ciclistas chegam, porque a meta estava instalada aos 1560 metros de altitude.

A etapa foi marcada pelo mau tempo, como chuva e temperaturas baixas.

Após muitos ataques e contra – ataques, a fuga do dia foi encontrada ao quilómetro trinta. Na fuga estavam dezoito ciclistas. Os ciclistas eram Julian Alaphilippe (Quick – Step Floors), Enric Mas (Quick – Step Floors), Nicolas Roche (BMC Racing Team), Simon Yates (Orica – Scott), Adam Yates (Orica – Scott), Nelson Oliveira (Movistar Team) Marc Soler (Movistar Team), Fragh Andersen (Team Sunweb), Patrick Konrad (Bora – Hansgrohe), Romain Bardet (AG2R La Mondiale), Rui Costa (UAE Team Emirates), Jan Polanc (UAE Team Emirates), Tomasz Marczynski (Lotto Soudal), Tobias Ludvigsson (FDJ), Igor Anton (Dimension Data), Guillermo Mas (Caja Rural – Seguros RGA), Jaime Roson (Caja Rural – Seguros RGA) e Stefan Denifl (Aqua Blue Sport).

Após se ter encontrado a fuga do dia, a Trek – Segafredo começou a liderar o pelotão impondo um ritmo que não deixasse à fuga ganhar muito tempo.

A setenta quilómetros para a meta, e num momento em que a fuga tinha uma vantagem de um minuto e meio em relação ao pelotão, a Astana Pro Team colocou ciclistas a auxiliar a Trek – Segafredo a fazer a perseguição à fuga.

Com o início da subida ao Alto de la Cobertoria começaram a existir ataques no grupo da fuga, uma vez que não tinham muito tempo sobre o pelotão, como também por terem uma fuga com muitos ciclistas (dezoito).

Com estes ataques, ficou na frente da corrida um grupo de onze ciclistas.

O pelotão quando entrou na subida mudou completamente, uma vez que a Bahrain Merida assumiu a liderança do pelotão. Esta decisão da Bahrain deveu-se que queriam endurecer a subida e colocar em dificuldade os elementos da equipa de Christopher Froome (Team Sky).

O primeiro a passar no alto de la Cobertina foi Tomasz Marczynski.

Alto de la Cobertoria (primeira categoria)
Tomasz Marrczynski
10 pontos
Jan Polanc
6 pontos
Enric Mas
4 pontos
Stefan Denifl
2 pontos
Patrick Konrad
1 ponto

Na descida do Alto de la Cobertina, a Bahrain Merida continuou a liderar o pelotão e dizimou drasticamente o pelotão.

O sprint intermédio nesta etapa estava colocado no sopé do Alto del Cordial, ao quilómetro 89,5. O sprint intermédio foi ganho pelo dinamarquês Kragh Andersen.

Pola de Lena (Sprint Intermédio)
Kragh Andersen
4 pontos
Marc Soler
2 pontos
Tomasz Marczynski
1 ponto

Devido à Bahrain Merida, no inicio da subida para o Alto del Cordial o pelotão estava reduzido a um máximo de vinte e cinco ciclistas. Não estavam no grupo Fabio Aru (Astana Pro Team), Ilnur Zakarin (Team Katusha – Alpecin) e Michael Woods (Cannondale – Drapac Pro Cycling Team). Com a ausência de Ilnur Zakarin, a trek – Segafredo juntou-se à Bahrain Merida na frente do pelotão. Ilnur Zakarin com o decorrer da subida veio a conseguir integrar novamente o pelotão.

David de la Cruz (Quick – Step Floors) durante a subida tentou ganhar uma distância em relação ao pelotão, uma vez que desce mal e assim não perderia o contacto com o pelotão durante a descida.

O primeiro a passar no Alto del Cordial foi Marc Soler.

Alto del Cordial (primeira categoria)
Marc Soler
10 pontos
Tomasz Marczynski
6 pontos
Adam Yates
4 pontos
Kragh Andersen
2 pontos
Romain Bardet
1 ponto

Durante a descida do Alto del Cordial, uma descida muito perigosa, vieram a ocorrer algumas quedas, principalmente de Marc Soler, que estava isolado na frente da corrida, de David de la Cruz que nesse momento estava uns metros à frente do pelotão, como também de Vincenzo Nibali, que estava integrado no pelotão.

Alberto Contador atacou no inicio da subida do Angliru. Com o ataque de contador teve de ser a Team Sunweb a liderar o pelotão, uma vez que esse ataque de contador punha em causa o lugar na classificação geral de Wilco Kelderman (Team Sunweb).

Foi um ataque incrível de Contador, que foi montanha acima sempre a apanhar ciclistas que vinham da fuga inicial. Na maior parte da subida, Contador teve a companhia de Enric Mas, de Romain Bardet e de Marc Soler, que foram dando uma ajuda a Contador.

Mas com o passar dos quilómetros, Alberto Contador ia perdendo elementos no grupo, ficando apenas com Marc Soler, que conseguiu acompanhá-lo algum tempo. A partir do momento em que ficou sozinho, Contador foi perdendo tempo para o grupo de Christopher Froome.

No grupo de Froome, Vincenzo Nibali e Wilco Kelderman quebraram e não aguentaram o ritmo imposto pelo colega de equipa de Christopher Froome, Wout Poels (Team Sky).

Com isto, a vitória na etapa foi para Alberto Contador. Alberto Contador fez a sua despedida nesta Volta a Espanha, e não poderia ter pedido melhor, do que sair com uma vitória numa etapa mítica.

A classificação geral desta Volta a Espanha foi ganha por Christopher Froome, ficando em segundo lugar Vincenzo Nibali e em terceiro lugar, Ilnur Zakarin.

Classificação da etapa:

Lugar
Ciclista
Equipa
Tempo
Alberto Contador
Trek – Segafredo
3h31:33
Wout Poels
Team Sky
+0:17
Christopher Froome
Team Sky
+0:17
Ilnur Zakarin
Team Katusha – Alpecin
+0:35
Pellizotti
Bahrain Merida
+0:51
Vincenzo Nibali
Bahrain Merida
+0:51
Kruijswijk
Team Lotto NL – Jumbo
+0:51
Wilco Kelderman
Team Sunweb
+1:11
Romain Bardet
AG2R La mondiale
+1:25
10º
Michael Woods
Cannondale - Drapac
+1:36

Classificação geral:

Lugar
Ciclista
Equipa
Tempo
Christopher Froome
Team Sky
79h23:37
Vincenzo Nibali
Bahrain Merida
+2:15
Ilnur Zakarin
Team Katusha – Alpecin
+2:51
Alberto Contador
Trek – Segafredo
+3:11
Wilco Kelderman
Team Sunweb
+3:15


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Look do dia

Treinador do mês de Maio – José Mourinho

Campeonato do Mundo de Juniores