Resultado da etapa 18 da Volta a Espanha – La Vuelta

A décima oitava etapa da Volta a Espanha iniciou-se em Suances e terminou no Alto de Santo Toribio de Liébana, numa extensão de 169 quilómetros.

Esta etapa não teve muitas dificuldades sendo relativamente plana até ao quilómetro cem, tendo as dificuldades a partir desse quilómetro. Nos últimos setenta quilómetros da etapa estão presentes quatro contagens de montanha, uma de segunda categoria e três de terceira categoria, sendo que a última contagem do dia coincide com o final da etapa.

A chegada da etapa é uma subida de dois quilómetros com algumas rampas com uma inclinação acentuada.
A fuga do dia foi composta por vinte ciclistas. Os fugitivos foram Sergio Pardilla (Caja Rural – Seguros RGA), Sander Armée (Lotto Soudal), Antwan Tolhoek (Team Lotto NL – Jumbo), Matej Mohoric (UAE Team Emirates), José Rojas (Movistar Team), Aldemar Reyes (Manzana Postobon), Giovanni Visconti (Bahrain Merida Pro Cycling Team), Marc Soler (Movistar Team) Clément Chevrier (AG2R La Mondiale), Anthony Roux (FDJ), Stephane Rossetto (Cofidis, Solutions Crédits), Jérémy Maison (FDJ), Alessandro De Marchi (BMC Racing Team), Julian Alaphilippe (Quick – Step Floors), Alexey Lutsenko (Astana Pro Team), Matteo Trentin (Quick – Step Floors), Patrick Konrad (Bora – Hansgrohe), Alexis Gougeard (AG2R La Mondiale), Magnus Cort Nielsen (Orica – Scott) e Toms Skujins (Cannondale – Drapac Pro Cycling Team).

Os primeiros cinquenta quilómetros corridos junto ao mar foram passados calmamente pelo pelotão, que foi visível através dos dez minutos ganhos pela fuga ao pelotão, sendo nesse momento o pelotão liderado pela Team Sky.

Na primeira subida do dia, a Collada de Carmona, o primeiro a passar foi José Rojas, não existindo muita resistência por parte dos colegas de fuga.

Collada de Carmona (terceira categoria)
José Rojas
3 pontos
Toms Skujins
2 pontos
Antwan Tolhoek
1 ponto

A diferença entre o pelotão e a fuga era tanta, que no momento em que José Rojas passava no alto, estava o pelotão a iniciar a subida para Collada de Carmona.

A segunda subida do dia, a Collada de Ozalba, houve muitas mexidas no pelotão. A equipa da Katusha – Alpecin atacou e foi embora com quatro ciclistas, entre eles estava Ilnur Zakarin (Team Katusha – Alpecin).
Nesse momento, a Team Sky não respondeu e teve de ser a Bahrain Merida a fechar esse espaço para a equipa da Katusha – Alpecin.

O primeiro ciclista a passar no alto da Collada de Ozalba, foi José Rojas.

Collada de Ozalba (terceira categoria)
José Rojas
3 pontos
Matteo Trentin
2 pontos
Alexey Lutsenko
1 ponto

Entre a terceira categoria e a segunda categoria, existiu um sprint intermédio que foi ganho pelo Matteo Trentin.

Sprint Intermédio (Sobrelapeña)
Matteo Trentin
4 pontos
Matej Mohoric
2 pontos
Marc Soler
1 ponto

Na segunda categoria, formou-se na fuga um grupo de três ciclistas que ganhou um espaço importante, sendo Sander Armée, Alexis Gougeard e Marc Soler.

No pelotão existiram alguns ataques que apenas desgastaram os ciclistas.

O primeiro ciclista a passar no alto da Collada de La Hoz, a segunda categoria, foi Marc Soler, ciclista da Movistar.

Collada de la Hoz (Segunda categoria)
Marc Soler
5 pontos
Alexis Gougeard
3 pontos
Sander Armée
1 ponto

Na descida longa da Collada de La Hoz, o grupo de três ciclistas foi apanhado. Ficando desta forma na frente da corrida um grupo de oito ciclistas. Esse grupo era formado por Sander Armée, Alexis Gougeard, Marc Soler, Julian Alaphilippe, Lutsenko, Alessandro De Marchi, Visconti e José Rojas.

Com o final da descida, e estando perto a subida final de dois quilómetros, o grupo começou a desentender-se e começaram a existir ataques.

Deste grupo de oito, o mais forte foi Sander Armée que conseguiu livrar-se dos seus colegas de fuga e ficou sozinho na frente.

A vitória na etapa foi para o Belga Sander Armée, que chegou isolado à meta instalada no alto de Santo Toribio de Liébana, em segundo lugar, ficou Alexey Lutsenko e no último lugar do pódio ficou Giovanni Visconti.

Sander Armée, aos trinta e um anos, alcançou assim a sua primeira vitória na carreira.

Na classificação geral, Christopher Froome (Team Sky) ganhou vinte e um segundos a Vincenzo Nibali (Bahrain Merida Pro Cycling Team), tendo agora uma vantagem de um minuto e trinta e sete segundos em relação ao italiano.

Fabio Aru ultrapassou na Classificação geral Wout Poels, devido ao seu ataque ainda muito longe da meta, estando agora em oitavo lugar.

Classificação da etapa:

Lugar
Ciclista
Equipa
Tempo
Sander Armée
Lotto Soudal
4h09:39
Alexey Lutsenko
Astana Pro Team
+0:31
Giovanni Visconti
Bahrain Merida
+0:46
Alexis Gougeard
AG2R La Mondiale
+1:02
José Rojas
Movistar Team
+1:06
Alessandro De Marchi
BMC Racing Team
+1:19
Matteo Trentin
Quick – Step Floors
+1:21
Sergio Pardilla
Caja Rural
+1:21
Antwan Tolhoek
Team Lotto NL – Jumbo
+1:38
10º
Anthony Roux
FDJ
+1:42

Classificação geral:

Lugar
Ciclista
Equipa
Tempo
Christopher Froome
Team Sky
72h03:50
Vincenzo Nibali
Bahrain Merida
+1:37
Wilco Kelderman
Team Sunweb
+2:17
Ilnur Zakarin
Team Katusha
+2:29
Alberto Contador
Trek - Segafredo
+3:34


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Look do dia

Treinador do mês de Maio – José Mourinho

Campeonato do Mundo de Juniores